Blog Hanel & Becker Negocios Imobiliarios

Imobiliária em Canela

Imóvel para moradia ? Bem material e imaterial.

Imvel para moradia ? Bem material e imaterial.Quando se fala em imóvel para moradia, se fala em necessidade primária, porém, também falamos em realização, em lar, em família, em aconchego, em porto seguro. Um imóvel tem em si características materiais e imateriais que devem ser avaliadas e pensadas com clareza e equilíbrio. Sendo assim, queremos colocar aqui alguns pontos.

Por ser uma necessidade primária, devemos estar atentos às características materiais do imóvel. Aqui, falamos principalmente sobre os materiais e o estado de conservação. No caso de imóveis novos, deve-se solicitar à construtora/incorporadora, os projetos hidrossanitários, elétricos, hidráulicos e o memorial descritivo dos acabamentos utilizados. Assim, você terá acesso às questões técnicas do seu imóvel, sempre que necessário. 

No caso de imóveis usados deve-se estar atento à situações em que possa haver alguma patologia, ou seja, vestígio de infiltração, fiação antiga, disjuntores fora de especificação, revestimentos que possam estar soltos, fissuras ou rachaduras ou qualquer outro sinal de que algo não está funcionando adequadamente.

Em ambos os casos, caso haja intenção de reforma ou qualquer intervenção, nunca faça sem o acompanhamento de um responsável técnico: engenheiro(a) civil ou arquiteto(a), devidamente registrados em seus respectivos conselhos (CREA ou CAU). Estes profissionais serão seus aliados na avaliação prévia do bem, emitindo um laudo que pode balizar sua decisão. 

Lembre-se: investimento é diferente de custo. Investir em avaliação prévia minimiza os custos de uma escolha equivocada. Aqui, cabe colocar a importância da escolha da imobiliária e do(a) corretor(a) que vão intermediar a negociação. Que sejam idôneos e também possuam seus registros CRECI.

Em um segundo momento, vêm as questões imateriais, que muitas vezes, superam as materiais no quesito prioridade. Avaliar seu imóvel imaterialmente, significa sentir o ambiente, o local em que ele está inserido, a vizinhança, se ele está adequado para receber você e seu estilo de vida. Assim, o mesmo imóvel que é perfeito para uma pessoa e/ou família, não atende tão bem outros.

Portanto, ouvir opiniões de terceiros nem sempre ajuda. Faça valer o que é importante para você e quem mais coabitar este lar. Observe se você se sente “em casa”, se o imóvel acolhe você, se você consegue se imaginar sendo feliz alí.

Razão e coração devem caminhar juntos na escolha do seu novo imóvel para moradia. Portanto, dedique tempo para fazer as avaliações, visite o local e leve as pessoas que vão morar com você, pois elas precisam estar na mesma sintonia, visite quantas vezes sentir necessidade. Ande pelo bairro, invista em consultoria profissional, escolha uma imobiliária de confiança, trilhe o caminho com atenção e decida com serenidade e clareza.

Colaboração de redação:

Nicole Brugali - arquiteta e urbanista - CAU: A44.625-4
54 991839855
nicole@bazearquitetura.com.br

 


imóveis, apartamento, canela, gramado, venda, compra, serra gaucha, nova petropolis, casa, terreno, loft, cobertura, ativo imobiliario, oportunidade, investimentos, dicas

Usamos cookies para personalizar e melhorar a sua experiência. Ao navegar neste site, você concorda com a nossa Política de Privacidade.