Blog Hanel & Becker Negocios Imobiliarios

Imobiliária em Canela

Vai construir? Evite prejuízos e dores de cabeça.

Vai construir? Evite prejuzos e dores de cabea.Uma mistura de desafio e realização de um sonho: a construção da casa própria.
Mas, por onde começar?

Essa é uma dúvida recorrente para quem vai construir, sobretudo quando for o seu primeiro imóvel.
Como em todas as obras de engenharia, o primeiro passo é a realização de um estudo preliminar, onde se contemple todas as etapas do projeto e a melhor metodologia de execução. Este estudo tem por finalidade evitar surpresas ao longo das obras evitando custos desnecessários.

Os estudos preliminares têm início com o levantamento topográfico do imóvel, coletando informações relevantes para a projeção do empreendimento, seja ele residencial, comercial ou predial.
Neste levantamento topográfico, coletam-se as informações tanto do terreno onde se pretende construir como informações do entorno que possam ser relevantes para o Engenheiro projetar a obra, como por exemplo muros, limites de divisa, áreas de preservação e relevância ambiental, entre outros.

Os levantamentos topográficos mais usados nos estudos preliminares dentro da construção civil são: Levantamento Planimétrico Cadastral e Levantamento Altimétrico. Cada qual tem sua importância e relevância dentro da concepção de uma obra.

Levantamento Planimétrico Cadastral – Neste trabalho são consideradas todas as informações do imóvel e seu entorno. No levantamento são coletadas as informações de perímetro e demais itens que venham a ser importantes para o planejamento do imóvel, como por exemplo as ruas, calçadas, rede elétrica, bocas de lobo, árvores, ramais de água, entre outros.

Levantamento Altimétrico – Neste levantamento considera-se apenas as alturas do terreno e seu entorno imediato. Com este trabalho, tem-se o relevo fiel do imóvel, com cotas precisas e possíveis falhas e descontinuidades do solo.

Com ambos os trabalhos em mãos, o Engenheiro tem total capacidade de projetar o imóvel conforme a ideia do cliente, tendo conhecimento exato dos elementos existentes no terreno, as metragens e cálculos de área, assim como as cotas e os volumes de solo a serem depositados ou removidos. Os resultados destes estudos são aplicados em diversas fases da obra, desde a definição da planta e o nivelamento do solo, até a demarcação do esquadro, das estacas e dos pilares da residência, empresa ou prédio.

Com ambos os estudos tem-se uma redução considerável nos custos de implantação e terraplanagem e evita-se uma série de transtornos futuros, como a necessidade de supressão vegetal ou o deslocamento de rede pluvial e/ou elétrica já existentes na infraestrutura urbana.

Para a elaboração destes estudos, deve-se procurar um profissional formado na área de agrimensura e geodésia, com conhecimento no assunto e propriedade para executá-lo.

Colaboração de redação:

EcoVias Soluções ambientais e topográficas.
54 99173 7579
ambiental@ecoviasambientalcom.br
www.ecoviasambiental.com.br


imóveis, apartamento, canela, gramado, venda, compra, serra gaucha, nova petropolis, casa, terreno, loft, cobertura, ativo imobiliario, oportunidade, investimentos, dicas

Usamos cookies para personalizar e melhorar a sua experiência. Ao navegar neste site, você concorda com a nossa Política de Privacidade.